A base é o começo de tudo – e, muito provavelmente, vai te acompanhar por toda a sua vida. Aplicar a base errada, no entanto, pode fazer você parecer mais velha do que realmente é. Por isso, opte por bases menos grossas. Dica: Depois de aplicar uma base leve em sua pele, retire o excesso nas áreas onde existem marcas, como rugas e linhas de expressão – a base perfeita é a que faz parecer que você não está usando base.
Uma base que é mais clara do que a cor natural da sua pele deixa as marcas do rosto em evidência. Mesmo que você tenha o mais claro dos tons de pele, é melhor investir em um tom um tantinho mais escuro de base com o passar do tempo. Dica: As bases com partículas que refletem a luz são uma boa pedida para todos os tipos de pele.
O corretivo é item indispensável no make – mas se o seu for muito pesado, é hora de dispensá-lo. A pele embaixo dos olhos tende a ficar mais fina a cada dia, o que faz com que uma cobertura exagerada de corretivo pareça concreto na sua pele. Ou seja, fique com os mais leves. Dica: Para um acabamento perfeito, passe somente nas áreas escuras e não embaixo do olho todo.
O pó é a pedida certa para tirar o brilho extra da pele. Mas, se usado em excesso em algumas partes do rosto, pode exagerar as rugas e fazer sua pele parecer seca. Fuja da região dos olhos quando estiver com sua esponja de pó facial carregada. Dica: Se estiver procurando um na gaveta, escolha um pó solto e translúcido.
Troque já as maçãs do rosto pelo ponto mais alto dos ossos da bochecha na hora de passar blush. Com um pincel largo, fica fácil de fazer um traço começando não muito perto do nariz e indo em diagonal no sentido das orelhas. Seguindo as instruções, você tira a atenção das regiões onde a flacidez da pele é maior. Dica: Prefira os tons mais neutros de rosa, que ficam bem em todas.
A cor no lábio merece atenção – não só na hora de ser aplicada, mas também pelo motivo de que é ela quem rouba a cena do rosto todo quando usada. Como a linha de natural dos lábios pode ficar menos definida com o passar dos anos, é importante prestar atenção no contorno criado pelo batom, para evitar borrões. Dica: Passe sempre um lápis de boca antes de encostar um batom colorido em seus lábios.
Cores radiantes e tons escuros estão na moda. Mas são também eles os mais difíceis de serem usados por aquelas com lábios mais fininhos – e que não devem abrir mão de um batom de jeito nenhum. Dica: Aposte nos tons neutros (como o rosa e o bege) e torne seus lábios maiores com um gloss de efeito plumper.
A máscara para os cílios é item must-have. Se você gosta de passar ela também nos cílios inferiores é bom saber: ela destaca as marcas de expressão próximas aos olhos, como os chamados “pés de galinha”, e também as olheiras. Dica: Aplique o rímel mais preto que você encontrar por perto somente nos cílios superiores. E esqueça as fórmulas supergrossas – com o ressecamento dos cílios que acompanha a idade, elas contribuem para as indesejadas pedrinhas que atrapalham a definição do look.
Há quem não saia de casa sem passar lápis de olho. Mas, quando ele é passado na parte inferior dos olhos, ele diminui o tamanho do seu olho e atrai atenção para as olheiras. Dica: Fique com o traço na pálpebra superior e faça um traço mais grosso na parte externa, para otimizar o formato dos olhos.
Um pouco de brilho não faz mal a ninguém. Quando ele é no canto externo dos olhos, no entanto, dá a impressão de que cada uma das marcas de expressão do rosto é maior do que na realidade. Dica: Fique com sua sombra iluminadora no canto interno dos olhos – fica bem em todas e, melhor, é tendência.