LINK ME


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Menopausa e sintomas




 

 


O corpo da mulher entre os 45 a 55 anos passa por alterações importantes, cuja principal característica é a parada da menstruação ( menopausa). Os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona e de eliminar óvulos, conseqüentemente a mulher deixa de menstruar pondo fim a sua capacidade reprodutiva.


O período que antecede a última menstruação, pode levar anos e é chamado de Climatério . Nessa fase ocorre o decréscimo progressivo da capacidade reprodutiva feminina. Todas as mulheres a partir dos 35 anos começam a experimentar a pré-menopausa. É quando a fertilidade começa a despencar, segundo o ginecologista e obstetra Rogério Bonassi Machado, “a mulher no auge da vida reprodutiva têm 75% de chances de engravidar em seis meses, depois dos 40 anos a probabilidade de engravidar não passa dos 20%”.

A expressão “menopausa” designa a última menstruação e todo o período que a antecede é classificado em fases:

Pré-menopausa (“aproximadamente” dos 35 aos 48 anos)
Não existe um consenso sobre a época em que se inicia para alguns médicos ela pode começar aos 35 anos, outros acham que só aos 40.
• Sinal: queda acentuada da fertilidade.

Perimenopausa (dos 45 aos 50 anos)
Abarca o período de dois a três anos antes da última menstruação e até um ano depois.
• Sinais: irregularidade no ciclo menstrual, ondas de calor (fogachos), transpiração intensa, dificuldade para dormir, irritabilidade e sintomas parecidos com os da TPM, porém mais intensos.

Menopausa (por volta dos 48 anos)
É o nome que se dá à última menstruação, ela só deve ser reconhecida como definitiva após um ano de total ausência do sangramento.

Pós-menopausa (dos 48 aos 65 anos)
Vai da última menstruação aos 65 anos, quando a mulher ingressa na chamada terceira idade.
• Sinais: a vagina seca, maior propensão a infecções urinárias, escape involuntário de urina, perda da libido, aumento do risco de câncer de mama, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Sintomas da Menopausa
Nem todas as mulheres se queixam, mas boa parte delas sentem:

1. Ondas de calor
2.Suores noturnos
3.Insônia
4.Menor desejo sexual
5.Irritabilidade
6.Depressão
7.Ressecamento vaginal
8.Dor durante o ato sexual
9.Diminuição da atenção e memória

Reflexos Pós-menopausa:
A falta do estrógeno atrofia a vagina e suas paredes se tornam vulneráveis a traumas. As relações sexuais podem se tornar mais difíceis e doloridas.

A perda de elasticidade atinge também a uretra, o que pode desencadear problemas como inflamações, incontinência e o que os médicos chamam de urgência miccional ( vontade incontrolável de fazer xixi).

O estrógeno estimula o colágeno, que dá viço à pele, protege o coração, ajuda a diminuir o colesterol ruim e a elevar o nível do colesterol bom na circulação. Quando esse hormônio mingua, surgem as doenças cardiovasculares.

A ausência do estrógeno abre espaço para a osteoporose o estrógeno auxiliava na produção e na reabsorção dos tecidos ósseos.

Após a menopausa ocorre diminuição fisiológica da energia dos rins que é responsável pelo crescimento, desenvolvimento, dinamismo e sexualidade.

Há diminuição da força do cabelo, enfraquecimento ósseo e auditivo. Com a diminuição dos estrogênios diminui o tônus muscular.

Para amenizar esses problemas são indicados alimentos que tonifiquem a energia vital, ricos em vitaminas, cálcio e outros minerais que minimizam ou retardam o envelhecimento e a osteoporose.


Fonte: Resumo do Dia

0 comentários:

Enviar um comentário






Calcule a necessidade diária de calorias


665 + ( 9,6 x peso em kg.) + (1,7 X altura em cm) – (4,7 X idade em anos)= necessidade diária de calorias.

OBS: Pessoas sedentárias: acrescente 30% no resultado.

Pratica atividade física moderada: acrescente 50%

Pratica atividade física intensa: acrescente 100%

OBS: O cálculo é somente para se ter uma noção da quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente para que o organismo funcione bem e com saúde

VISITE - vale a pena ...

Procure a Paz em si

Procure a Paz em si

Mulher é única

Mulher é única

Madura e sensual

Madura e sensual
sempre

A romântica

A romântica

Seguir

Pesquisar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review